É mais importante fazer as coisas que devem ser feitas do que, fazer as coisas como devem ser feitas.
Peter Drucker

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Endomarketing

O Endomarketing é um conjunto de acções de marketing para o público interno das empresas e organizações, ou seja os seus funcionários.

É um processo cujo focus é sintonizar e sincronizar toda a estrutura, para implementar e operacionalizar o marketing da empresa com vista à acção para o mercado.O objectivo é facilitar e realizar trocas construindo relacionamentos com o público interno, compartilhando os objectivos da empresa ou organização, harmonizando e fortalecendo estas relações e assim integrar a noção de "cliente" nos processos internos da estrutura organizacional propiciando melhoria na qualidade de produtos e serviços com produtividade pessoal e de processos.Em outras palavras, o Endomarketing existe para atrair e reter o cliente interno com a função de obter resultados eficientes para a empresa, atraindo e retendo seus clientes.

O Endomarketing, é importantíssimo para o bom ambiente de trabalho nas empresas, num espírito de entre-ajuda constante, com uma partilha de informação vertical, o que vai implicar necessariamente uma maior produtividade e melhores resultados comerciais para as mesmas.

As vantagens do endomarketing são sentidas fundamentalmente pelos clientes, uma vez que qualquer objecção ou questão por eles colocadas, será respondida de forma clara e cabal num espaço de tempo reduzido. Por outro lado os colaboradores dessa empresa, sentir-se-ão mais satisfeitos, motivados e realizados profissionalmente, concorrendo para melhores resultados da próprias empresa.

As desvantagens nascem fundamentalmente da condição humana, isto é, o endomarketing é feito por pessoas e para pessoas. É fundamental uma linguagem clara, precisa e concisa de forma a não deixar qualquer margem para outras interpretações. Deturpação, falta de esclarecimento e desmotivação para a acção são as causas principais para a sua falência.

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