É mais importante fazer as coisas que devem ser feitas do que, fazer as coisas como devem ser feitas.
Peter Drucker

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Marketing Tribal

Desde há muito tempo que se sabe que o marketing WOM (word of mouth - passagem de informação de pessoa para pessoa,) funciona. No marketing tribal, há uma “tribo”, ou seja grupo de pessoas que partilham características semelhantes ou algum tipo de interesse semelhante, a quem é apresentado um produto que se sabe à partida que irá satisfazer os seus interesses e espalhar as vantagens do produto apresentado.
O esquema é simples. É criada uma comunidade na Internet, ou um grupo, pela própria empresa, que ao vender o produto a um cliente, promove este grupo. Ao haver interesse, a pessoa junta-se a este grupo. Isto contribui para a fidelização da pessoa. Ao ter um serviço do seu agrado, mantém-se no grupo, interage com o mesmo e ela própria publicita as vantagens de estar na “tribo”, o que fará com que outras pessoas comprem o produto e aumente o número de pessoas no grupo. Fonte:http://www.slingshot.online.pt


Como podemos verificar o marketing tribal tem a sua "pedra de toque" no contacto interpessoal, na capacidade inata das pessoas se agruparem, de criarem tribos com as quais se identificam e com as quais vivem e convivem. Tirando partido deste facto conseguimos realizar o nosso targeting, isto é segmentar os consumidores para um determinado produto ou serviço. "Diz-me com quem andas, dirte-ei quem és!"
Como grande vantagem podemos considerar a fidelização do cliente, os baixos custos operacionais uma vez que 0 suporte é a internet, e a ligação consumidor/empresa uma vez que há um canal de comunicação directo entre ambos.
As desvantagens poderão ser de ordem operacional uma vez que funcionam em suporte digital, as empresas se "fecharem" para outras tribos com outros interesses semelhantes e talvez o mais improvável o alheamento do interesse inicial.

Um exemplo de marketing tribal é a Nespresso.

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