É mais importante fazer as coisas que devem ser feitas do que, fazer as coisas como devem ser feitas.
Peter Drucker

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Product Placement

Antes demais é a opinião dele!!!

Na realidade o product placement é a inclusão de marcas comerciais dentro de conteúdos de entretenimento e ficção. São muito comuns os programas televisivos que fazem publicidade explicita a produtos ou serviços, como é o caso dos concursos, das telenovelas e das series de ficção.
Em Portugal, foi em 1998 que o product placement teve o seu primeiro momento mais pronunciado com a série Médico de Família, produzida pela Endemol. Os produtos de gama alimentar foram utilizados de forma explícita e revelaram-se uma boa estratégia, uma vez que chegaram a financiar 10% da série. Fonte:www.dn.sapo.pt
O bom product placement é aquele que é feito de uma maneira subtil, porque consegue chegar ao público-alvo e introduzir as marcas sem chocar.
Há também o recurso, nesta técnica de comunicação, a figuras públicas ou a actores que personificam as vantagens ou características do produto que a marca quer enaltecer.
As vantagens desta técnica são que a notoriedade da marca cresce rapidamente, chega com facilidade ao maior numero de publico-alvo escolhido, o retorno financeiro e da notoriedade "top of mind" é, quase sempre, compensador.
Ao nível das desvantagens poderá passar pela associação desmesurada do produto/serviço a determinada serie/filme/novela que por razões do foro pessoal da "cara" da campanha - qualquer tipo de escândalo - se poderá tornar ruinoso para a empresa patrocinadora pois há um binómio criado.

Sem comentários: