É mais importante fazer as coisas que devem ser feitas do que, fazer as coisas como devem ser feitas.
Peter Drucker

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Punk Marketing


O surgimento do Marketing Viral deve-se a uma maneira diferente de se fazer as coisas, algo subversivo, underground, contrario aos poderes (neste caso comunicacionais) reconhecidos e estabelecidos, gerando por isso mesmo uma corrente de “boca a boca” virtual (Buzz Marketing).
Um dos exemplos do marketing viral é o Punk Marketing.

Segundo os pais desta corrente, Richard Laermer e Mark Simmons, o punk marketing é:"uma maneira diferente de se fazer as coisas. É uma filosofia que rejeita as verdades estabelecidas e que parte da premissa que agora é o consumidor quem manda."
Neste momento quem dita as regras de mercado, em todo e qualquer mercado onde as empresas e as marcas que elas representam estejam presentes, são os consumidores
O Punk Marketing assenta a sua filosofia, nos seguintes pressupostos:

…se não arriscar morre;
…desafie as assumpções da indústria;
…mantenha uma posição firme;
…não ceda aos clientes;
…não seja controlador;
…nunca perca a honestidade;
…crie inimigos;
…deixe que os consumidores descubram a qualidade da sua marca;
…pense à frente dos rivais;
…não se deixe iludir pela tecnologia;
…mantenha-se fiel às suas vantagens competitivas;
…comunique com simplicidade;
…aposte sempre na qualidade em detrimento da quantidade;
…use novas ferramentas de marketing;
…interrogue-se constantemente.
Fonte:www.pt.wordpress.com
As grandes vantagens do punk marketing revelam-se com a criatividade e a originalidade das acções, capazes de despertar no consumidor mais desatento qualquer sensação ou estímulo. Normalmente o punk marketing não pressupõe um investimento, por parte das empresas/marcas, elevado uma vez que com o acesso generalizado da internet estas campanhas poderão chegar a muitos consumidores por valores irrisórios.
As desvantagens desta técnica reside no facto de na eventualidade da campanha em curso não conseguir gerar o estímulo e sensações que inicialmente pensadas, poder ocorrer o inverso do esperado, isto é uma campanha desastrosa para a empresa ou para a marca.

Sem comentários: